Projecto Pedagógico
218
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-218,bridge-core-2.7.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive
 

Projecto Pedagógico

Pedagogia e filosofia

Tendo em conta a nossa comunidade educativa e o país em que vivemos, acreditamos que para podermos ser uma escola de qualidade, e que nos distingue das outras instituições, temos de nos guiar por estes 10 mandamentos de Zabalza:

 

  1. Organização do espaço
  2. Equilíbrio entre iniciativa infantil e trabalho dirigido no momento de planear e desenvolver as atividades
  3. Atenção privilegiada aos aspectos emocionais
  4. Utilização de uma linguagem enriquecida
  5. Diferenciação de atividades para abordar todas as dimensões do desenvolvimento e todas as capacidades
  6. Rotinas estáveis
  7. Materiais diversificados e polivalentes
  8. Atenção individualizada a cada criança
  9. Sistema de avaliação que permite o acompanhamento global do grupo e de cada uma das crianças
  10. Trabalho com os encarregados de educação e com o meio ambiente

 

Posto isto, acreditamos que a Pedagogia High/Scope é a que se adequa mais aos nossos valores, como profissionais da educação. Esta pedagogia abrange a creche, jardim-de-infância e o 1º Ciclo. Contudo, acreditamos também, que só com a “mente aberta” a outras pedagogias poderemos chegar a todos os alunos com qualidade. Movimento da Escola Moderna, Pedagogia de Projeto e Método Analítico Sintético são algumas das pedagogias nas quais nos inspiramos.

Vamos agora apresentar mais detalhadamente a pedagogia High/Scope.

História e evolução do currículo High/Scope

O currículo High/Scope é hoje, uma perpetiva muito conhecida da Educação Infantil, mas foi recebendo no seu percurso histório muitas contribuições. Desde o Perry School até aos nossos dias foi surgindo essa perspectiva por meio de diálogo muito intenso entre os seus criadores e os práticos da área, entre todos estes e os pesquisadores, entre todos eles e os teóricos que faziam novas contribuições para a sua reformulação. Este currícilo representa uma construção progressiva de conhecimento sobre a Educação Infantil que se foi construindo através da acção e da reflexão sobre a acção em vários níveis: o do educador, o do pesquisador e o da interação de todos eles na construção da acção educativa.

O currículo High/Scope situa-se dentro de uma perspetiva da Educação Infantil baseada na psicologia do desenvolvimento. Foi iniciada na década de 1960 por David Weikart, Presidente da Foundation of Educational Research High/Scope, com sede em Ypsilanti, Michigan. David Weikart havia trabalhado como psícologo no distrito escolar de Ypsilanti, no final da década de 50, atendendo a crianças com necessidades educativas especiais. Esta experoência profissional motivou-o a desenvolver um programa de Educação Infantil que preparasse essas crianças para a ingressar na escola, Nasceu assim, em 1962, o Ypsilanti Perry Pre-School Project que representa a primeira pedra do que é hoje o currículo High/Scope.

São por todas estas experiências que contamos com uma escola viva.

Esta é uma casa de crianças. São elas que lhes dão vida e muita alegria!